Somos Kambada: o afeto que veste e abraça
Conheça a história da Somos Kambada, marca maranhense nascida do afeto familiar. De um arraial caseiro ao orgulho de vestir cultura: descubra nossa cambada de cinco corações.
Alexandre Serra
9/15/2025


Tudo começou no Arraial da Cambada na Roça.
Um arraial inventado pela família e para a família, mas cheio de verdade, onde o riso ecoa no ritmo de quadrilha, bumba meu boi, tambor de crioula. Assim, do som das matracas e dos brindes simples oferecidos com amor, nasceu a ideia: “E se nossa brincadeira virasse marca?”
Assim surgiu a Kambada com K. K de carinho, K de cultura, K de cambada unida. K de quem não caminha só, mas segue junto, em bando, em família. A Kambada nasceu da tradição e do afeto. De uma brincadeira em família, que fez crescer a vontade de transformar sentimento em marca com o objetivo de traduzir o orgulho que é ser maranhense em moda, em acessório, em identidade.
Cada estampa, cada detalhe carrega a memória do nosso povo. Mais do que roupas, criamos símbolos de resistência cultural e pertencimento. Aqui, o Maranhão não é só cenário: é raiz, é inspiração, é motivo de orgulho.
Porque quem veste Kambada, veste sua história.
Nos entitulamos caranguejo porque vivemos juntos, em cambada, como deve ser uma família. Avançamos “de lado”, mas sempre em frente. Firmes na maré, fiéis à raiz, com a certeza de que o Maranhão é nosso norte.
Somos cultura, somos amor, somos um. Somos família e, olha, como amamos nosso Maranhão...
Nossa Kambada é feita de gente, de vida e de criação:
• Maria Elzanira, artista plástica e matriarca, a raiz que floresce em cores.
• Maria Wilzanira, advogada e artesã, que defende a cultura com voz firme e mãos de cuidado.
• Maria Wilsonira, artesã e professora, que ensina e recria tradições em cada traço.
• Ricardo Pontes, ilustrador, que transforma imaginação em estampas vivas.
• Alexandre Gabriel, filho, neto, afilhado, que leva adiante o orgulho de ser Kambada, orgulho de ser maranhense.
Cinco vozes, cinco mãos que se multiplicam. Um só coração, um só batuque, uma só Kambada.
Queremos entregar a vocês mais do que peças de roupa, queremos entregar identidade.
Mais do que produto, buscamos reviver e valorizar a história. Mais do que estampa, queremos resgatar o pertencimento desta nossa cultura tão rica.
Cada peça é memória viva: do som das matracas ao cheiro do São João, do brilho dos guarás ao rosa do Guaraná Jesus, vestir Kambada é vestir quem você é. É carregar o Maranhão no peito, no corpo e na alma.
Se avexe não que aqui, não tem ensaio, não tem vergonha, não precisa ter medo de ser quem você é. Vem dançar, vem bater matraca, vem viver o Maranhão com a gente.
Porque Kambada não é só marca: é convite, é abraço, é lar.
🦀 Vem fazer parte da nossa Kambada!
Compartilhe esta história, conheça nossa coleção e descubra como é vestir cultura.
